sexta-feira, 15 de março de 2013

Café, uma delícia consumida de diferentes formas ao redor do Mundo.


Olá!
 
Doce dia! Como você está?
 
Esperamos que esteja bem, com a alma leve, plena e feliz.
 
Em nosso penúltimo post, mostramos Cafeteiras super diferentes, coloridas e estilosas.
 
Hoje, trouxemos uma matéria sobre como o café é degustado ao redor do mundo. *Fotos da internet
 
 
 
 
Veja que interessante:
 
Estados Unidos: Antigamente possuiam o hábito de consumir o café fraco, quase aguado. Atualmente o país concentra o maior número cafeterias do planeta e oferecem diversos drinkes a base de café.
 
 
 
 

 
 
 


Japão:  O ritmo alucinante de muito trabalho e pouco tempo da sociedade japonesa se reflete até no gosto pelo café. Mania principalmente entre os mais jovens, o café gelado em lata tornou-se muito conveniente. No Japão, a máquina que vende refrigerantes também comercializa o café enlatado. Café orgânico também está entre preferências dos japoneses.

 
Máquina que vende latas de Café no Japão

 
 
 
Finlândia, Dinamarca, Suécia e Alemanha: Moradores destes quatro países mais café por dia do que qualquer outro cidadão do mundo. Na Alemanha, o consumo de café é maior do que o de cerveja. Também são grandes consumidores e geradores de demanda de café gourmet* (Café gourmet é o nome que recebe a bebida e grãos do café de qualidade superior (especial).
 
 

 


Itália: Consumidores tradicionais do café espresso, os italianos prezam a qualidade e sofisticação. Os inventores da máquina de espresso, tal como a conhecemos, também são os criadores da chamada "Latte Art", a técnica barista de fazer desenhos com leite vaporizado sobre os cafés. Lá, pede-se também um lungo, um shakeratto, um macchiato...

 
 
 
 
China: Gradualmente substituindo o antigo hábito de tomar chá, a "cultura do café" não pára de crescer. Por não estarem familiarizados ao sabor forte do café, os chineses apreciam uma bebida mais "melada", misturada a ingredientes como caramelo e outros acompanhamentos em calda.
 
 
 
Oriente Médio: Os árabes utilizam especiarias para dar um gosto especial ao café. Além do sabor, elas também carregam significados especiais. Oferecer semente de cardamomo no café, por exemplo, é sinal de hospitalidade.
 
 
Etiópia: As tribos habitantes da província de Kaffa, na Etiópia, região originária do café, localizada próxima à fronteira com o Sudão, mantém uma antiga tradição no preparo da bebida, algo parecido ao do chá. As folhas são colhidas, secas e mergulhadas em água quente. À essa infusão são adicionados o mel e o leite. Outros condimentos dão o toque final à bebida. Os etíopes em geral fazem do ato de beber um café uma espécie de ritual para trazer paz de espírito.
 
 
Grécia: A invasão otomana deixou como herança o ibrik, uma cafeteira sem tampa, feita de cobre ou latão. O café "à turca" ou "café grego" é uma mistura de uma parte de café moído finíssimo, uma de água e uma de açúcar, levada ao fogo no ibrik e fervida três vezes.
 
 
 
Timor Leste: a tradição manda que o café seja torrado em uma panela diretamente sobre o fogo, moído com um socador e peneirado. O café é colocado então em uma chaleira, a água quente é adicionada e a mistura é mexida. Depois de cinco minutos de descanso, está pronto.
 
 

 
 
E você, sabia destas informações? Já experimentou uma destas delícias? Tem outras curiosidades do Mundo do Café para nos contar? Escreva para gente!
 
Um doce abraço, com aroma de café e até nosso próximo post!
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário